Artigos

Artigos

Saúde Muscular e a Dor 04 de Outubro de 2016


Um assunto de extrema importância em saúde individual

Saúde Muscular e a Dor

Neste informativo o assunto é a saúde muscular e a dor, sendo esse um assunto de extrema importância em saúde individual, pelo sofrimento que a dor causa, e em políticas de saúde, pois a dor é a principal causa de procura dos pacientes aos serviços de saúde, de afastamentos e licenças no trabalho, com consequentes aumento de demandas social e financeira.

 Hoje, sabe-se que aproximadamente 85% da população teve, ou tem, ou terá algum tipo de dor, certo? Dentre eles, um bom número causa sofrimento importante resultando em dor crônica. E o que esses pacientes tem em comum?  Pasmem, TODOS OS PACIENTES COM DOR CRÔNICA TEM COMPONENTE MUSCULAR ASSOCIADO, isso mesmo, 100% tem alterações musculares que resultam em dor, e, na maioria das vezes, o músculo é o maior motivo da dor.

Mas por que o músculo dói? Como já explicado no informativo anterior, na vida, o indivíduo saudável e sedentário perde aproximadamente 40% de massa muscular, e o músculo que restou, precisa realizar os mesmos movimentos, culminando em sobrecarga, portanto... ELE SOFRE, e dói.

Importante mantermos a qualidade muscular, não é? Com músculos mais fortes podemos nos manter ou nos tornar mais independentes e, corremos o risco de evitar ou melhorar os quadros de dor, como um bônus. Nesse caso, o médico fisiatra é um importante aliado nos diagnósticos funcionais e biomecânicos, podendo prescrever o tratamento mais indicado para cada situação de saúde ou de doença.

Como já dito, preventiva e terapeuticamente, o exercício resistido, seja ele realizado com pesos livres, ou em aparelhos de musculação, ou em aparelhos em que molas geram resistência (técnica de pilates), é o principal exercício para ganho e manutenção da massa muscular.

 

Dr. Leonardo S. Municelli

Médico Fisiatra